A importância do SEO para o marketing de conteúdo

0
47

Como sabemos, a importância do SEO para o marketing de conteúdo tem sido um tema bastante discutido na internet. Sobretudo por ser um assunto bastante sensível, no que diz respeito ao crescimento de uma empresa no cenário digital.

Solicitar Cotação!

Certamente, muitos empreendedores ainda estão engatinhando no conhecimento desse mecanismo que tem muito a oferecer. E, não somente os empreendedores, mas os próprios especialistas que sempre se reciclam no aprendizado e aperfeiçoam o mecanismo.

Entenda a importância do SEO

O SEO – Search Engine Optimization, como o nome indica é uma otimização — afim de obter melhores resultados — para os mecanismo de pesquisa. Largamente utilizado no ambiente digital para otimizar as buscas de páginas, ele é uma espécie de regulador das práticas de escrita na Internet.

Por conseguinte, uma boa campanha usando Marketing de Conteúdo privilegia as regras de SEO para implementar suas estratégias e para ser bem sucedida.

Por certo que são variados os tipos de Marketing e respectivamente suas táticas. Entretanto, o principal alvo das regras do SEO é o Conteúdo e consequentemente, o Marketing de Conteúdo se beneficia com elas.

Este artigo pretende identificar porque o SEO é tão importante para o Marketing de Conteúdo, abordando algumas regras.

Marketing de conteúdo

Primeiramente é essencial saber o que é Marketing de Conteúdo. É uma estratégia de Inbound Marketing que tem por objetivo conquistar clientes por meio de conteúdo relevante. Inbound é o conjunto de estratégias.

Contudo, o que seria um conteúdo relevante dentro desse conceito?

Conteúdo relevante não é somente escrever sobre a importância do seu produto. Esse aspecto também é essencial no marketing de conteúdo.

Entretanto, a relevância aqui considerada tem um sentido educativo, instruindo o público-alvo com temas acerca do nicho no qual seu produto se insere. Clique aqui para saber como funciona.

Como funciona

Por exemplo, se o produto é uma máquina de fabricação de cerveja, um conteúdo relevante será tudo que envolve cerveja, não apenas aquelas máquinas.

Até que, o próprio consumidor se sinta compelido a adquirir o produto, por todas as vantagens que ele oferece, sobretudo pelo conhecimento adquirido.

Através do Marketing de Conteúdo, o consumidor se engaja no produto de tal forma que ele é atraído pela marca.

Assim, a estratégia do marketing de conteúdo tem como foco principal o consumidor. Então, a urgência na aquisição do produto é consequência dessa ação.

O que é SEO?

Bem, o SEOSearch Engine Optimization é um mecanismo de resposta. Como assim?

De fato, os mecanismos de busca (buscadores) como o Google, Yahoo, Bing, por exemplo, precisam ser alimentados com palavras-chave. São elas que indicam o caminho que os buscadores têm que trilhar para fornecer a melhor resposta àquela pesquisa.

Decerto que para o usuário essa ação do buscador é imperceptível, mas ela move uma estrutura gigantesca para prover a resposta.

Essa estrutura é igualmente alimentada por diversos outros mecanismos. No caso do Google, o gigante desse segmento, ele utiliza os seus algoritmos ninja para cada vez mais otimizar a busca.

Contudo, todos os dispositivos internos dos buscadores que evidenciam a melhor resposta, dependem de outros mecanismos otimizadores.

Assim sendo, é aqui que entra o SEO que, conforme já ficou esclarecido é um mecanismo de otimização de pesquisa. O SEO tem uma série de regras feitas para conteúdos da rede, de modo a propiciar ao usuário excelente experiência. E o melhor conteúdo.

Como? É isso que se verá em seguida.

A importância do SEO para o marketing de conteúdo

Uma vez que ambos, marketing de conteúdo e SEO visam à melhor experiência do usuário, essa já seria uma importância.

Todavia, as contribuições do SEO para o marketing de conteúdo não param aí. Na verdade, as regras de SEO surgiram tendo em vista a necessidade de padronização do conteúdo exibido na Internet.

Entretanto, isso não significa uniformizar conteúdos, porém, melhorar também a compreensão do assunto, de maneira que o usuário possa desfrutar da leitura.

Por exemplo, as palavras-chave comentadas inicialmente é uma das características de conteúdo subordinado às regras de SEO. Quando acessados pelos buscadores, destacam-se nas melhores posições o conteúdo que operem melhor com as palavras-chave.

Palavras de transição

Além disso, existem as palavras de transição que asseguram uma melhor leiturabilidade e isso também visa o melhor interesse do usuário. As palavras de transição são tão importantes que existem plugins de SEO, como o Yoast, que medem o percentual dessas palavras usadas no texto.

Outrossim, o SEO interfere em todos os aspectos concernentes a conteúdo, desde a URL até o conteúdo de meta descrições.

O fundamental é entender que as regras de SEO não são engessadas, mas elas existem para otimizar o conteúdo, de modo a destacá-lo nos buscadores. É uma infinidade incomensurável de conteúdo dissertando muitas vezes sobre a mesma coisa, o mesmo assunto. Destaca-se aquele que tem autoridade sobre ele.

Isso conferirá àquele conteúdo a autoridade de domínio, que não é só uma redação demonstrando conhecimento, mas submetida às regras de SEO.

Ranking e posicionamento nas buscas

Assim sendo, aquele conteúdo será bem ranqueado, isto é, terá uma melhor posição em relação a outros que não se enquadram. No que diz respeito aos resultados de pesquisas nos buscadores.

Todo o objetivo do marketing de conteúdo é gerar engajamento em relação ao produto. Se ele estiver alinhado às regras de SEO, o projeto tem uma enorme vantagem em face da concorrência.

E, sendo um produto original, promovido por conteúdo relevante ajustado aos mecanismos de respostaSEO, já tem um chance incomensuravelmente maior de se destacar.

Por conseguinte, aumentará o tráfego em suas páginas disponíveis na rede, fidelizará clientela, gerará conversões e leads. O consumidor atraído pelo produto facilita a etapa de vendas.

Talvez uma das maiores importâncias do SEO para o marketing de conteúdo é assegurar um melhor posicionamento orgânico do conteúdo. Ou seja, um bom conteúdo não precisa ser patrocinado para “aparecer”.

O SEO promove o seu ranqueamento de forma orgânica, colocando o conteúdo no topo sem precisar pagar nada por isso. A não ser tributo ao SEO.

Este artigo abordou somente a “Importância do SEO para o Marketing de Conteúdo”. Ainda assim, o assunto não se esgotou.

SEO: resumindo e sintetizando

Em resumo, o SEO é um mecanismo de respostas para as pesquisas feitas nos mecanismos de busca. O SEO estabelece limites estruturais ao conteúdo relevante, para que ele se destaque em meio à infinidade de conteúdos semelhantes.

Com o propósito de usar marketing de conteúdo como estratégia, esse mecanismo de otimização é de fundamental importância. Isto porque, é através da subordinação ao SEO que um conteúdo será dito realmente relevante para efeito de conhecimento do público-alvo através de pesquisa orgânica.

Afinal, não é isso que interessa?

Despertar a curiosidade do seu público-alvo? Chamar a atenção para o seu produto e  torná-lo desejável para o consumidor?

Bem, o necessário você já tem: o produto, as ferramentas, os mecanismos e uma porção de conteúdos relevantes de SEO para se educar.

Agora, é só começar a escrever, lembrando sempre de obedecer ao “Master SEO”.